Prefeitura de Cairu lança assistente virtual para orientar população sobre Coronavírus

17/08/2020 às 13h47

O município - arquipelágo de Cairu passa a contar com mais um canal de comunicação voltado para tirar dúvidas e orientar à população sobre o Coronavírus, além de encaminhar pacientes para atendimento psicossocial por meio da equipe multiprofissional do NASF - Núcleo Ampliado de Saúde da Família. Trata-se da assistente virtual Bela que pode ser acessada no site assistentevirtual.cairu.ba.gov.br ou pelo WhatsApp (11) 9.5474- 2762.

Com auxílio da Bela, pelo site ou mensagem de WhatsApp, o cidadão terá acesso a informações sobre o que é o Coronavírus, como a doença é transmitida e formas de prevenção. Caso alguém esteja sentindo sintomas suspeitos e esteja em dúvida de como proceder, é possível fazer um teste respondendo a uma série de perguntas relacionadas ao próprio estado de saúde. O questionário envolve opções de respostas “sim”, “não” e múltiplas escolhas. Com base na combinação dos dados, a assistente virtual Bela pode dar orientações, tais como praticar isolamento domiciliar, ficar em casa e continuar tomando medicamentos habituais, observar a evolução dos sintomas por 24 horas, ou necessidade de uma avaliação médica em uma unidade de saúde. A plataforma permite ainda o acompanhamento virtual do paciente no decorrer dos dias posteriores ao primeiro atendimento.

Essa será mais mais uma ferramenta tecnológica que vem somar aos esforços da Prefeitura de Cairu no enfrentamento da pandemia. Ampliando as informações, estreitando a comunicação com o cidadão, conscientizando as pessoas e tirando dúvidas utilizando o que existe de mais moderno em termos de tecnologia.