1575

Prefeitura Municipal de Cairu

Pular para o conteúdo

Congos de Cairu são homenageados na requalificação do Largo Tereza Batista

Fonte: DICOM - Diretoria de Comunicação
21/02/2020 às 10h05

Noticia

Galeria com imagens e vídeos sobre a matéria


Congos de Cairu são homenageados na requalificação do Largo Tereza Batista

Os artistas que se apresentam no projeto Pelô da Bahia, no Largo Tereza Batista, espaço cultural sob a gestão do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural do Estado da Bahia (IPAC), no Pelourinho, em Salvador, ganharam no último sábado (15), um novo camarim, equipamento que ganhou o nome "Congos de Cairu" em homenagem a manifestação cultural centenária. A requalificação do espaço é uma iniciativa da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA) através do Centro de Culturas Populares e Identitárias (CCPI) em parceria com a Companhia de Desenvolvimento Urbano da Bahia (Conder) e os comerciantes.

O ato de entrega contou com apresentação dos Congos de Cairu - que além de nomear o novo camarim, foi homenageada com painéis decorativos instalados no espaço. O grupo fez ainda uma performance pelas ruas do Pelourinho e em seguida se apresentou no Largo Tereza Batista. A Prefeitura de Cairu, por meio da Secretaria Municipal da Cultura, foi parceira na atividade.

De acordo com André Reis, diretor do Centro de Cultura Populares e Identitárias (CCPI), a homenagem aos Congos é uma forma de preservar e eternizar a memória identitária da Bahia em um espaço, que além de ser palco de apresentações artísticas, é um centro de memórias Identitárias. Para Michele Dahlmann, secretária interina da Cultura de Cairu, a inauguração deste camarim mostra a punjancia das tradições cairuenses, sendo resultado do alinhamento e articulação, bem como, do trabalho de posicionamento da Cultura que empodera a comunidade e encanta turistas.

O prefeito Fernando Brito, também destacou o reconhecimento da riqueza da Cultura cairuense. " Essa é a mais uma vitrine para este grupo centenário, que é único na Bahia, e motivo de orgulho para todos os cairuenses", pontuou o gestor.