Vivendo com HIV em tempos de Coronavírus: o que é importante saber?

23/07/2020 às 17h25

VIVENDO COM HIV EM TEMPOS DE CORONAVÍRUS:

O QUE É IMPORTANTE SABER?

PESSOAS COM HIV

TÊM MAIS RISCO DE ADQUIRIR O CORONAVÍRUS?

Não importa se é jovem ou idoso,nem se você vive com HIV ou outra enfermidade. Todas as pessoas estão em risco se estiverem em contato com alguém que tenha adquirido o vírus ou desenvolvido a Covid-19.

SE EU TENHO HIV E VENHA A TER COVID -19, TENHO MAIS CHANCES DE FICAR GRAVEMENTE DOENTE E MORRER?

Ainda não sabemos se as pessoas vivendo com HIV que foram afetadas pela Covid-19 adoecem mais do que aquelas que não vivem com HIV.

O que sabemos é que pessoas com a imunidade mais debilitada ficam mais suscetíveis a infecções e doenças. Por isso, é muito importante que continue tomando sua medicação para HIV, assegurando, assim, de manter seu sistema imunológico fortalecido.

É SEGURO FAZER MINHAS CONSULTAS E EXAMES DE ROTINA?

O UNAIDS e o Ministério da Saúde recomendam que, neste período de pandemia, as pessoas vivendo com HIV recebam dos serviços de saúde medicamentos antirretrovirais para pelo menos três meses. Além disso, o Ministério da Saúde recomenda que, neste período, as pessoas que estejam bem de saúde, sem outros agravos, adiem suas consultas para que elas sejam espaçadas.

O QUE DEVO FAZER SE ACABAREM MEUS MEDICAMENTOS ANTIRRETROVIRAIS?

Você deve sempre ter atenção ao seu

estoque de medicamentos para não

correr o risco de ficar sem o tratamento.

Seguindo as orientações do seu serviço de saúde, você deve buscar os seus medicamentos assim que for necessário.

SE FAÇO UM TESTE PARA COVID-19, DEVO DIZER A ELES QUE VIVO COM HIV?

Cabe só a você a decisão sobre a quem revelar seu estado sorológico. Ninguém deve se sentir pressionado para dizer a outra pessoa. No entanto, revelar seu estado sorológico, ou qualquer outra condição de saúde, a um profissional dessa área pode ajudar você a assegurar o melhor cuidado possível. Lembre-se que no Brasil é crime a discriminação contra pessoas vivendo com HIV ou AIDS.